NORMAS - TRABALHOS CIENTÍFICOS
DATA LIMITE PARA RECEBIMENTO DE RESUMOS: 30/04/2025
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO: 20/05/2025
ENVIO DO TEMPLATE DO PÔSTER DIGITAL : 30/05/2025
ENVIO DO ARTIGO COMPLETO DOS TRABALHOS CANDIDATOS A PRÊMIO: 05/06/2025
01. As submissões dos trabalhos científicos serão realizadas exclusivamente pelo site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras, através de sistema eletrônico. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail, aplicativos ou qualquer outra forma que não seja online, via sistema de inscrições de trabalhos.
02. Para o envio do trabalho é necessário que o autor que fizer a submissão esteja inscrito no CBQ 2025 e o pagamento seja feito em até 2 dias úteis após a divulgação do aceite do trabalho (deve-se ficar atento pois neste momento a taxa de inscrição pode ser diferente do momento que o resumo foi enviado). Passado este período, caso o pagamento não seja realizado, o trabalho será excluído do programa do congresso. É necessário o preenchimento completo dos dados de todos os autores (Nome Completo, CPF, instituição e e-mail ativo).
03. Autores/relatores isentos de pagamento da taxa inscrição (palestrantes e organizadores do CBQ 2025) deverão solicitar a isenção de pagamento por e-mail: ricardo@aeceventos.com.br, pelo menos 72 horas antes do cadastro do Trabalho científico.
04. Não há limite de trabalhos inscritos por autor. Cada autor poderá ser apresentador de no máximo 3, independente do formato da apresentação. No ato da submissão deverá ser informado o nome do apresentador de cada trabalho.
05. Apenas aquelas pessoas que contribuíram diretamente para o conteúdo intelectual do trabalho devem ser listadas como autores e em número máximo de 8 (oito). Concluída a submissão do trabalho, não será permitida a inclusão de novos autores e/ou alteração na ordem de cadastro dos autores no sistema;
06. A submissão no sistema eletrônico implica a aceitação das regras de submissão, julgamento, apresentação, premiação e no compromisso da apresentação.
07. Solicita-se fazer o login e preencher os campos que aparecerão sucessivamente até a finalização do processo.
08. Serão solicitadas informações relevantes quanto ao estudo que está sendo submetido:
8.1. TIPO DE ESTUDO:
8.1.1 Originais
Ensaios clínicos, controlados e aleatorizados, estudos observacionais, estudos qualitativos, bem como, pesquisas básicas in vitro e com animais de experimentação e sobre a fisiopatologia da queimadura e/ou sobre diagnósticos e prognósticos. Na submissão é obrigatório anexar o parecer da Plataforma Brasil com a aprovação do estudo pelo CEP.
8.1.2 Revisão Sistemática
Metanálise, metassíntese e revisão integrativa. Não será aceita revisão narrativa. Na submissão será obrigatório anexar em documento formato PDF, constando na primeira página o algoritmo prisma, na subsequente as referências dos trabalhos utilizados na revisão.
8.1.3 Relato de Caso
Descrição de pacientes ou situações singulares, assim como formas inovadoras de diagnósticos ou tratamento. Na submissão é obrigatório anexar o parecer da Plataforma Brasil com a aprovação do estudo pelo CEP.
8.1.4 Relato de Experiência
Descrição detalhada de uma experiência profissional aplicada a pessoas que sofreram queimaduras (docência, gestão ou assistência). Caso envolva assistência é obrigatório anexar o parecer da Plataforma Brasil com a aprovação do estudo pelo CEP.
8.2. Área:
8.2.1 Médica
8.2.2 Gestão
8.2.3 Fisioterapia
8.2.4 Enfermagem
8.2.5 Nutrição
8.2.6 Psicologia
8.2.7 Terapia Ocupacional
8.2.8 Fonoaudiologia
8.2.9 Serviço Social
8.10 Educação Física
8.11 Farmácia
9. O sistema permitirá o máximo de 2.500 caracteres. É possível copiar o documento a partir de outro programa (geralmente do Microsoft Word). Prestar atenção para eventuais perdas de formatação.
10. Trabalhos com identificação da instituição ou do autor no título ou corpo do texto serão excluídos.
11. Os trabalhos deverão ser apresentados de forma estruturada:
11.1 – Originais: Introdução (incluindo o objetivo no final), Método, Resultados, Discussão, Conclusão e/ou Considerações Finais. Obrigatório anexar parecer do CEP.
11.2 – Revisão: Introdução (incluindo o objetivo no final), Método, Resultados, Discussão, Conclusões e/ou Considerações finais, 3 DESCRITORES (DECS/MESH – Obrigatório que um seja Queimadura). Obrigatório anexar o fluxograma de seleção dos artigos e lista com as referências (Vancouver) utilizadas para a construção da revisão. (PRISMA: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9798848/).
11.3 – Relato de Caso: Introdução (incluindo o objetivo no final), Relato do caso, Discussão, e Considerações finais, 3 DESCRITORES (DECS/MESH – Obrigatório que um seja Queimadura). Obrigatório anexar parecer do CEP.
11.4 – Relato de Experiência: Introdução (incluindo o objetivo no final), Relato da experiência, Discussão, Considerações finais e 3 DESCRITORES (DECS/MESH – Obrigatório que um seja Queimadura). Obrigatório anexar parecer do CEP caso o relato seja relacionado a assistência.
12. Os trabalhos devem ser enviados e apresentados, obrigatoriamente, na língua portuguesa. A submissão em outras línguas gera desclassificação automática.
13. Ao final do texto o autor poderá SALVAR o texto digitado podendo realizar modificações até a data limite estipulada de envio.
14. Ao submeter o Tema Livre os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética em Pesquisa em Animais;
15. Os resumos serão avaliados de forma anônima por, no mínimo, dois membros da Comissão Julgadora de Temas Livres. Serão aprovados os trabalhos cuja pontuação superar a média aritmética dos que atingirem, no mínimo, 50% da pontuação total em cada categoria. As notas não serão divulgadas, e não caberá recurso. A Comissão Científica reserva-se o direito de resolver eventuais controvérsias que possam surgir durante o processo de avaliação.
Relatos de Caso - 50 pontos (Aprovação: Nota > do que a média aritmética dos trabalhos que obtiverem mais que 25 pontos)
Relatos de Experiência - 54 pontos (Aprovação: Nota > do que a média aritmética dos trabalhos que obtiverem mais que 27 pontos)
Revisão Sistemática - 59 pontos (Aprovação: Nota > do que a média aritmética dos trabalhos que obtiverem mais 29 pontos)
Estudos Originais Qualitativos - 79 pontos (Aprovação: Nota > do que a média aritmética dos trabalhos que obtiverem mais que 39 pontos)
Revisões Sistemáticas - 89 pontos (Aprovação: Nota > do que a média aritmética dos trabalhos que que obtiverem mais 45 pontos)
16. Haverá duas modalidades de apresentação dos trabalhos enviados, oral e pôster digital. Os trabalhos escolhidos para compor uma ou outra modalidade será determinado pela Comissão Julgadora, conforme a pontuação obtida no julgamento:
16.1 – Serão escolhidos os 03 melhores trabalhos para apresentação como tema livre oral em horário destinado a esse fim no Congresso (atividade inserida na grade do Congresso). Cada trabalho terá 8 minutos de explanação e 4 minutos de discussão entre os moderadores e o apresentador do trabalho;
16.2 – Todos os outros trabalhos aprovados na categoria Pôster serão expostos e apresentados em formato de pôster digital na Área de Pôsteres do Congresso.
17. O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo primeiro autor ou por um dos coautores. O AUTOR QUE FOR APRESENTAR O TRABALHO DEVERÁ, OBRIGATORIAMENTE, ESTAR INSCRITO NO CONGRESSO.
18. O resultado do julgamento será informado através do e-mail cadastrado no sistema de envio de Temas Livres e publicado na página do Congresso.
19. As orientações quanto às apresentações dos Temas Livres aprovados serão disponibilizadas na página do Congresso e deverão ser verificadas pelos autores.
20. Os trabalhos aprovados como pôster digital deverão ser enviados no template específico, OBRIGATORIAMENTE, até dia 20/05/2025. Isto será feito pelo sistema na área do inscrito.
21. A apresentação oral dos Temas Livres candidatos a prêmio será feita durante o Congresso para a Comissão Julgadora. Cada trabalho será avaliado por 01 (um) a 03 (três) julgadores distintos, de acordo com o tipo de apresentação e categoria do Tema Livre. A nota final obtida pelo Tema Livre não será informada.
22. PREMIAÇÂO
– Os Temas Livres selecionados para apresentação oral terão seus resumos publicados na Revista Brasileira de Queimaduras.
– Os trabalhos selecionados pela comissão Julgadora para concorrer a prêmio deverão ser enviados na versão completa até o dia 05 de agosto de 2024, pelo sistema de inscritos. Deverão ser formatados de acordo com as normas da Revista Brasileira de Queimaduras (http://www.rbqueimaduras.com.br/instructions-for-authors)
22.1. Prêmio Nelson Piccolo
– Visa incentivar ao(s) receptor(es) para que continue(m) a aprimorar o tratamento das queimaduras no nosso país. É entregue ao primeiro autor do tema livre escolhido como melhor trabalho, desde que o(s) autor(es) deve(m) ser médico(s) ( ou o primeiro autor deve ser médico) o trabalho deve versar sobre o tratamento ou o diagnóstico das queimaduras.
22.2. Prêmio Elisabeth Greenfield
– O trabalho deverá ser apresentado por Enfermeiro ou estudante de graduação, envolvendo as temáticas assistenciais e/ou gestão. Refere-se ao melhor trabalho na categoria enfermagem;
22.3. Prêmio Projeto Cris
– O candidato deverá ter ou concluído ou estar em formação universitária nas áreas de: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Nutrição; Educação Física.
Os trabalhos serão avaliados pelos seguintes itens: Relevância Social, Inclusão Social, Número de vítimas de queimaduras atendidas, Suporte emocional oferecido, Reinserção Social, profissional, esportiva e/ou prática de lazer, Construção da nova imagem corporal, Abordagem do tema Prevenção em Queimaduras em seus 03 níveis (Primária – Prevenir acontecimento; Secundária – Prevenir a progressão da lesão; Terciária – Prevenir a instalação de sequelas)
22.4. Prêmio Roberto Chem
Oferecido inicialmente pelas Unidades de Tratamento de Queimaduras da UNIFESP e da Santa Casa de Limeira visando incentivar o(s) autor(es) a continuar(em) se dedicando à pesquisa no desenvolvimento de técnicas sobre captação, preparo, armazenamento, utilização, controle de qualidade, complicações relacionadas ao uso de pele de doador/cadáver, desenvolvimento e pesquisa em substitutos da pele alógenos, xenoenxertos, cultura de células autólogas e homólogas, substratos dérmicos, biologia celular e molecular ou qualquer outra técnica relacionada à cobertura temporária ou permanente das lesões causadas por queimaduras, aperfeiçoando as já existentes e visando sempre o benefício do paciente.
O objetivo do presente prêmio, além de homenagear aquele que foi incansável no trabalho de desenvolver esta atividade no nosso país, procura também trazer maiores conhecimentos sobre pesquisa, utilização e resultados clínicos nesta área.
22.5 Regras para todos temas livres candidatos a prêmio:
-
Não pode ter sido apresentado previamente.
-
Não pode fazer parte na íntegra ou parcialmente de outros.
-
Somente trabalhos ORIGINAIS poderão ser classificados para prêmio
-
Não há restrições a qualquer profissão de participar do prêmio
-
Pelo menos um dos autores deverá ser membro ativo ou emérito da Sociedade Brasileira de Queimaduras.
23. DOS DIREITOS DE REPRODUÇÃO
Ao enviarem seus trabalhos ao XV CBQ, os respectivos autores concederão à Sociedade Brasileira de Queimaduras, automaticamente, os direitos de reprodução dos mesmos, independentemente da adoção de qualquer formalidade. A referida concessão isentará de qualquer remuneração ou indenização conferida ao(s) autor(es) e será válida para qualquer publicação vinculada à sociedade, impressa ou eletrônica, durante ou após o congresso, sendo sempre obrigatória a divulgação do(s) nome(s) do(s) autor(es).